VIDA SIMPLES E SUSTENTÁVEL

Por que deixar uma vida com todas suas comodidades para se lançar no mundo em uma longa jornada de bicicleta??
São inúmeras as respostas para uma pergunta como esta… Hoje vamos compartilhar um pouco da nossa história e os motivos principais que nos levaram a trilhar esta longa jornada.

Antes de sair para esta viagem levávamos uma vida “comum”, seguindo este sistema sócio-econônico pré-estabelecido e fundamentado em padrões que ditam nossos comportamentos e a forma como vivemos neste Planeta. Até que, em um determinado momento, seguindo um fluxo de mudança de paradigmas na humanidade, começamos a nos questionar sobre o estilo de vida que levávamos e as origens deste modo de viver centrado no consumo, na exploração e no individualismo. A casa caiu!!! Com tantas investigações e descobertas sobre as amarras que estávamos inseridos, fomos colocados em “cheque” e muitas coisas perderam o sentido. Só nos restava a mudança!

A medida que seguíamos por este caminho, nossos questionamentos se transformavam em consciência. Mudar a maneira de pensar, agir, escolher e consumir passou a ser uma grande necessidade, renovando alguns valores adquiridos ao longo da vida que já não condiziam mais com o novo olhar que temos sobre o Mundo. Um processo leeento, que aos poucos vem nos tornando mais despertos em relação a esta existência e a maneira como atuamos no Planeta.

Nossa busca é por uma nova forma de se viver, uma vida mais simples, sustentável, saudável e harmônica. E acreditamos que a base para a construção desta realidade é a conscientização real de nossos atos e impactos como humanidade, buscando efetivamente alternativas que reformulem a relação que temos com a natureza e com nossa própria espécie. É como um caminho de volta pra casa, para o bem viver, a natureza nos convida a todo momento a estar mais próximos a ela.

Para quem ainda não está familiarizado com este movimento, isto pode parecer utópico, mas é possivel!

Usando as tecnologias que nos facilitam o acesso a informação, novas possibilidades surgiram. Foi um processo no qual a observação da natureza e o contato com várias filosofias, estudos e ciências nos auxiliaram na reestruturação das nossas vidas. O mundo se revelou novo, nos mostrando que esta forma de viver com harmonia e respeito aos ciclos naturais é totalmente possível e prática, encontramos com pessoas que estão vivendo esta linda e transformadora revolução. Foi como uma luz!

Uma destas filosofias que nos transformou foi a Permacultura (Cultura Permanente), um estudo amplo e maravilhoso que, resumidamente falando, desenvolve práticas e tecnologias para a criação e organziação de ambientes onde o homem possa viver junto à natureza de uma forma sustentável, tratando do que é urgente e realmente necessário para garantir a permanência da Vida na Terra! É uma resposta ao que buscamos para atuar individualmente nesta crise em que estamos inseridos, com autonomia e assumindo nossa responsabilidade na consrução de novos paradigmas.

E inspirados na Permacultura, criamos o nome do projeto CicloPermanente! Um espírito alimentado pela mundança de perceber, se relacionar e atuar no mundo. Hoje estamos em plena metamorfose, que se expressa na forma de uma cicloviagem como parte de um processo de desapego e aprendizado sobre as nossas reais necessidades. Uma jornada que além de uma viagem é também a busca por um lugar, uma morada onde possamos conviver junto e em colaboração com à natureza de uma forma criativa e sustentável na prática. Lugar que ainda não sabemos onde será, mas que a bússola do coração está nos guiando.

Somos a mudança que queremos! A jornada é longa e com muitos desafios. Para nós este é o único caminho que faz sentido, e seguiremos por ele desfrutando da nossa liberdade para trilhar caminhos não-convencionais, despertando um olhar mais crítico sobre as possibilidades reais de mudança deste contexto socioambiental e a importância de um caminho mais próspero para as futuras gerações.

Agradecemos, de coração, a todos que disponibilizaram um tempinho para ler este texto até o final! Compartilhamos estas ideias e experiências por uma grande necessidade que sentimos de falar sobre as mudanças e o que é importante para nós como humanidade. Se você tem sede de mudança e acredita ser um agente de transformação, seja bem-vindo a compartilhar com a gente e fortalecer este ciclo!