CICLOVIAGEM

O MAJESTOSO MONTE FITZ ROY – PATAGÔNIA SUL ARGENTINA

A incrível Patagônia Sul Argentina!

No início do Outono passado, em um lindo dia de Sol, realizamos nossa tão esperada caminhada ao majestoso Monte Fitz Roy. Uma caminhada que parte de El Chaltén, um pequeno vilarejo a cerca de 90km da lendária e temida Ruta 40 e considerado a capital nacional do trekking na Argentina. Lugar de imponentes paisagens cercado por glaciares, lagoas incríveis e picos nevados que formam o Parque Nacional Los Glaciares.

 

Estrada para El Chaltén pela Ruta 40.
Na Laguna del Desierto avistando o Monte Fitz Roy na fronteira entre Chile e Argentina. A caminho de El Chaltén!

 

A paisagem nesta época do ano é impressionante! Uma mescla de tons de amarelo, laranja e vermelho por dentre o verde que ainda resiste nas árvores, contrastando com o branco da neve que suavemente adorna as montanhas.
A caminhada de cerca de 20km começa suave, por um caminho surpreendente de lindos bosques e com uma incrível vista panorâmica da região, passando por nascentes de águas puras e cristalinas que descem direto das geleiras, nos brindando com refrescantes momentos de contemplação e descanso para desbravar uma forte e dura subida que nos acerca ao pico.

 

A linda e típica paisagem de outono!
O pico do majestoso Monte!

 

Foi demais!!! Ficamos extasiados!! De frente para o topo desta criatura exuberante, com suas formas surreais que avistávamos desde a nossa travessia da Carretera Austral ao Vilarejo El Chaltén. O dia estava perfeito, e com o clima propício para a realização de uma das experiências mais intensas de nossas vidas, nos integrando por completo com esta poderosa expressão de força do Universo. Um mergulho no mais íntimo da nossa Mãe Terra, nos lançando em sua lagoa de águas cristalinas, reluzentes e congelantes! Uma verdadeira transmutação às sutilezas da mente em inebriáveis segundos das mais profundas percepções e sensações físicas metidos na água mais gelada que já tivemos contato, nos deixando em êxtase e sentindo a vida pulsar mais forte! O mais puro sentimento de unidade ante aos profundos mistérios do Universo e a realidade estática que estamos inseridos.

Uma revigorante aclimatação para o frio Polar que nos esperava na Terra do Fogo, o extremo sul da América.

 

Laguna de Los Tres e Monte Fitz Roy!
Dia de voltar para a estrada!!

 

INFORMAÇÕES SOBRE O TREKKING AO MONTE FITZ ROY:

A cidade de El Chaltén é bem estruturada para receber qualquer tipo de viajante, com áreas de camping econômicas a pousadas mais completas. Há várias lojas de equipamentos outdoor, aluguel de mochilas e de outros equipos caso necessite, além de supermercados, restaurantes e bares para aqueles que gostam de esticar a noite…

  • Início da trilha: Há duas opções, a partir do centro da cidade ou de uma Hosteria (Hosteria Pilar) há cerca de 14km do vilarejo. O que diferencia é o desnível durante o caminho e o fato de ser necessário pagar um transfer para chegar até a hosteria.
  • Distância: 10,2 km (ida)
  • Dificuldade: Média/Alta
  • Acampamento: Há dois pontos de acampamento livre durante a trilha. Um a 4km (Laguna Capri) e outro a 8km (Poincenot) do início da caminhada. São os únicos pontos autorizados a acampar dentro do parque, com espaço para as barracas e banheiros (sem chuveiros).

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *