CICLOVIAGEM

CIDADE SAGRADA DE CARAL

Em meio a este lindo Vale de montanhas e paisagens desérticas, se revelaram as ruínas de uma civilização que se desenvolveu isoladamente aqui na América. Às margens de um rio e a poucos quilômetros do Pacífico, mais exatamente na costa-norte do Peru, vivia há 5mil anos uma das mais antigas civilizações do mundo, Caral!

Não tão conhecida e “badalada” como sua irmã mais nova, Machu Picchu (base de um turismo de exploração), a Cidade Sagrada de Caral foi o berço da humanidade nas Américas. Estar neste lugar foi como ultrapassar os limites do tempo no espaço, um estímulo à imaginação ao caminhar por suas extensas “ruas” contemplando suas monumentais Pirâmides e Praças circulares.

 

 

Feitas em harmonia com a natureza, suas construções acompanhavam o desenho das montanhas e utilizavam materiais locais, como madeira de árvores mortas, pedras, barro e terras arenosas. Muita sabedoria para um povo que se estabeleceu isoladamente e se desenvolveu através da observação da natureza e seus ciclos.

 

 

Pelas evidências esta foi uma das primeiras civilizações sustentáveis da história, se dedicavam a agricultura e a pesca, confeccionavam suas vestes e utensílios têxteis com o algodão que plantavam, e se fundamentavam na medicina natural com a cura através das plantas. Supõe-se também que tinham grande conexão com a arte e a música, pois aí foi encontrado um conjunto de mais de trinta flautas transversais feitas artesanalmente com ossos de aves como pelicano e condor!

Sempre temos muito a aprender com nossos ancestrais! Já se passaram 5 milênios e as estruturas permanecem erguidas e em bom estado, o que nos comprova mais uma vez a resistência, beleza e eficiência das construções naturais! Para nós, que buscamos referências para uma vida mais simples e sustentável e que vamos construir nossa casa de forma natural, estar neste lugar tão mágico foi também uma oportunidade de aprender através da observação.

Uma vivência fascinante que nos remete a reflexão de como perdemos a essência da vida em harmonia com a natureza, que tanto nos ensina.

 

 

“Vendo de que lugar saímos e onde nos encontramos, comparando o que fomos e o que somos, se pode calcular onde chegaremos amanhã”. – Manuel Gonzales Prada

Peru, um país incrível e multicultural de trânsito maluco, comida simples e original, engenhosas ruínas e a história de um povo batalhador e amável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *